quinta-feira, 15 de maio de 2008

O (novo) nome do Blog e o Robert Boyle

Desde pequeno me lembro de passar horas na frente de um cardápio para escolher um prato de comida, depois que todos os familiares terem escolhido eu acabava ficando com a sugestão dos coroas, sou um indeciso nato.... Pois é, o primeiro nome do blog foi Química Superior, que apesar do superior do nome se referir a nível de ensino, achei meio esnobe, dai mudei para química democrática, mas ainda não estava feliz, mas não tinha idéias então comecei a postar. Dai hoje, fuçando nuns e-books, vi a capa do livro do Robert Boyle, então mudei denovo, pena não ter achado o livro inteiro para baixar.

Mas acredito que agora não mudo mais, (tá bom né dois dias de blog e três nomes), o novo nome é a tradução do título do livro "The Sceptical Chymist" do boyle, como já disse. Para quem não sabe ele é um físico mas é considerado um dos pais da química, divide o mérito com outros como Lavosier, afinal é difícil decidir quem foi mais importante para a química se desenvolver da maneira como a conhecemosi... hehehe.

Tem haver com método científico e sua aplicação no estudo da química diferenciando-a da Alquimia, que era uma coisa meio mística e cheia de lendas... Mas Química é uma ciência muito louca, pense o que devia ser estudar química sem nenhuma das instrumentações modernas, tudo na base da suposição criativa e observações macroscópicas ... sei lá as vezes a química é meio abstrata aos olhos de leigos mesmo com todos os recursos de hoje. Mas isso é culpa do sistema de ensino e blá blá blá não vou continuar, isso é assunto para uma outra hora.

Portanto não levem para o lado da religião, por favor, não estou aqui para discutir crenças, pelo que eu entendi o uso do termo cético foi uma forma de diferenciar os Alquímcos dos Químicos. o Primeiro é impregnado de misticismo e o segundo é uma ciência séria e muito importante para os dias de hoje.
Como não sei quase nada da história do livro muito menos do Boyle ai vai coisas que tirei de um sítio:



(1627 - 1691)

"Opinião dominante na atualidade situa o nascimento da Química - como uma coleção de informações - na Alexandria do início da nossa era. Foi nesse grande centro comercial do Egito que se fundiu o conhecimento prático adquirido pelos egípcios com as idéias filosóficas dos pensadores gregos. Quando os árabes invadiram a região, absorveram esse conhecimento (que os habitantes da cidade denominavam chemia) e o desenvolveram, descobrindo e investigando inúmeras substâncias. Assim nasceu a Alquimia, a precursora da Química, posteriormente divulgada no Ocidente pelas invasões muçulmanas.

Apesar das importantes descrições de experimentos químicos e das informações práticas que legou, a Alquimia não conseguiu se libertar de seus componentes de magia e misticismo. Um de seus mitos era a fórmula mágica de transformação dos metais em ouro, que preocupou os europeus durante quase toda a Idade Média.



Apenas na Renascença haverá o desabrochar de uma nova mentalidade, mas somente no século XVII é que a Química se transformará em um campo de estudo com objetivos e métodos perfeitamente delimitados. Nesta evolução coube um papel de destaque a Boyle que, com seu Químico Cétíco, publicado em 1661, deu um passo decisivo para a afirmação da Química como uma área de pesquisa autônoma. Seguindo o exemplo das obras de seu mestre Galileu, Boyle redigiü seu livro em forma de um diálogo entre três personagens - um aristotélico, um defensor das teorias da Química Médica de Paracelso e um químico cético -, tomando a posição deste último, que antevia novos horizontes para a Química. A obra conclui com a defesa da teoria atomista de Pierre Gassendi e do emprego de um método de raciocínio científico como o propagado por Descartes, baseado em idéias "claras e distintas". Com essas teses Boyle salientava, de forma definitiva, como e por que a observação de substâncias individuais e suas transformações deveria constituir um tema especial de estudo, tanto quanto o comportamento das estrelas e planetas, a natureza dos números ou as doenças do corpo humano. Assim, como representante de um grupo típico de cientistas ingleses dos séculos XVI e XVII - cientistas amadores, em muitos casos ocupando alta posição social -, Boyle destacou-se principalmente por sua ajuda ao desenvolvimento teórico da ciência, em especial da química. Tomava, pois, uma posição diferente em relação aos pesquisadores do continente, na maioria das vezes farmacêuticos de profissão, que se destacavam pela descoberta de substâncias e reações, desenvolvendo o conhecimento empírico das coisas......................."

Achei isso num site chamado "sala de física" na seção de biografias, na wiki tem também informações e uma lista com todos os livros do cara, e não são poucos.

grato
nO brU

Nenhum comentário: